O Royal Institute of British Architects (RIBA) nomeou o Friendship Hospital em Bangladesh, projetado por Kashef Chowdhury/URBANA, como o vencedor do Prêmio Internacional 2021, premiação bienal que destaca projetos mundiais que "demonstram excelência em design e impacto social". O remoto hospital comunitário está inserido em uma paisagem ribeirinha e traduz as condições locais em seu desenho, criando um ambiente sereno em torno do elemento água. O júri elogiou o desenho atencioso e inovador dentro de um orçamento modesto, o uso do artesanato local e sua resposta resiliente ao clima.
Encomendado pela ONG Friendship, cuja missão é capacitar áreas rurais remotas, o hospital presta serviços de saúde às comunidades locais de Satkhira, onde o aumento do nível do mar alterou o ambiente transformando terras agrícolas em uma paisagem repleta de água. Utilizando a própria água como tema central, o projeto é organizado ao longo de um canal que corta o terreno, separando as áreas de internação e ambulatorial. Este canal capta a água da chuva e ajuda a regular o microclima, enquanto uma série de pátios traz luz e ventilação natural às enfermarias.
O Friendship Hospital incorpora uma arquitetura humana e protetora que reflete a missão filantrópica da ONG Friendship de proporcionar dignidade e esperança às comunidades por meio da inovação social. Kashef Chowdhury/URBANA conseguiu criar um volume com um toque humano, habilmente integrado ao seu entorno e que celebra os materiais artesanais locais e tradicionais. O hospital é relevante para desafios globais críticos, como acesso desigual aos cuidados de saúde e o impacto esmagador do colapso climático em comunidades vulneráveis. É uma demonstração de como uma bela arquitetura pode ser alcançada por meio de um bom desenho quando se trabalha com um orçamento relativamente modesto e com difíceis restrições contextuais. Este hospital é a celebração de uma edificação dedicada aos seres humanos. - Odile Decq, Presidente do Júri do Prêmio Internacional RIBA
Elaborado em tijolo local, uma solução resiliente e de baixo custo, o projeto apresenta corredores sombreados profundos e aberturas que protegem os usuários do clima quente. O júri apreciou o foco em fornecer aos pacientes conexões com a paisagem natural circundante, considerando o Hospital como um potencial "modelo sustentável e acessível para outras instalações clínicas em regiões rurais".
Em um momento sublimemente importante, o RIBA e os jurados identificaram um projeto da periferia global trazendo-o para o centro do discurso arquitetônico sendo tema de um dos mais importantes prêmios globais. Estou entusiasmado para que isso possa nos inspirar a nos comprometermos, não apesar de, mas por causa das limitações de recursos e meios, com uma arquitetura de cuidado tanto com a humanidade quanto com a natureza, para crescermos coletivamente perante às urgências que enfrentamos hoje em uma escala planetária. - Kashef Chowdhury